skip to Main Content

Profissões da Economia Criativa: confira a terceira temporada da websérie

Profissões Da Economia Criativa: Confira A Terceira Temporada Da Websérie

Empreendedorismo e Profissões da Economia Criativa. O que vem à sua cabeça quando você ouve/lê essas palavras? Inovação? Força de vontade? Motivação? Medo? Insegurança? Pode acreditar: todas essas ideias e sentimentos fazem parte da jornada do empreendedor. Esses profissionais se arriscam o tempo inteiro. Principalmente aqueles que fazem parte do setor de economia criativa, cada vez mais importante no Brasil e no mundo.

Curadoria de profissionais

Na terceira temporada da websérie Profissões da Economia Criativa, entrevistamos 12 empreendedores que ajudam a revolucionar os mais diversos setores econômicos, como cultura, gastronomia, educação, indústria, tecnologia e muito mais, buscando sempre abordar as vitórias e desafios ao longo da caminhada rumo ao sucesso. 

Aqui na Cult Cultura, nos atentamos à importância da representatividade. Por isso, fizemos questão de reunir, ao menos, 50% de entrevistadas mulheres, 25% de convidados negros, 1 entrevistada PcD e 1 trans. Essa preocupação também faz parte do nosso objetivo de mostrar que, com planejamento, persistência e dedicação, é possível ganhar dinheiro fazendo o que ama. 

Os entrevistados

Já no início, Christiano Braga, especialista em Cultura e Desenvolvimento, discute as tendências do setor de economia criativa. Para falar sobre mercado editorial, trouxemos Samira Almeida, sócia da Storymax e cocriadora do Inventeca, um app de leitura voltado para o público infantil, e Cecilia Arbolave, sócia da Banca Tatuí, Sala Tatuí e da editora Lote 42, além de cocriadora de diversas feiras de publicações independentes. 

Cultura, internet e tecnologia

Conversamos sobre produção cultural com Vanessa Soares (@vanessasoaresdance), sócia da Movimentar Produções, sobre seus projetos dentro e fora da produtora. E aproveitando a vibe musical de nossa convidada, entrevistamos Josoé Polia (@josoepolia), maestro, pesquisador de etnomusicologia e fundador da Filafro (Filarmônica Afro-Brasileira). Ele compartilhou a importância da música em sua vida, mas principalmente na sociedade. E não para por aí! Entrevistamos também Fernanda Carvalho, sócia da Press Fashion by Jorge Araujo, que dividiu sua experiência nas áreas de música, moda e marketing. 

Para falar sobre tecnologia e mundo digital, trouxemos Carlos Cândido (@carloscandidojunior), fundador da Drone Lab Brasil. Ele respondeu todas as nossas dúvidas sobre drones e contou sua trajetória até se tornar especialista nessa ferramenta cada vez mais popular. Falando em tecnologia e profissão do futuro, não podemos nos esquecer dos influenciadores digitais! Ruth Lopes (@ruth_lopes10), criadora dos blogs e perfis Mulher Negra e Cia e Opinião da Preta (@opiniaodapreta), compartilha suas estratégias de produção de conteúdo no ambiente digital e revela suas maiores inspirações.

Economia colaborativa e empreendedorismo social

Natalie Feller (@natalieafeller), fundadora do espaço de coworking Ene Consultórios e cofundadora da plataforma de financiamento coletivo Partio, compartilha sua vasta experiência na economia colaborativa, que promete conquistar cada vez mais pessoas. Afinal, contribui com a sociedade, com o meio ambiente e, principalmente, com o bol$o! Falando em contribuição, não podemos nos esquecer de nossas incríveis representantes do empreendedorismo social: Fernanda Custódio, sócia da loja colaborativa Transludica, que, durante a entrevista, aborda importantes questões, como empreendedorismo e representatividade trans, e Jéssica Pereira (@jessicapereira_bellatucci), sócia do Bellatucci Café, que carrega a responsa de ser a primeira empreendedora com Síndrome de Down a se formalizar no Brasil. 

Tá achando que indústria e economia criativa não se misturam? Mauro Calixto (@mau1983sp), criador da MCalixto, uma máquina de cordas para violino, viola, violoncelo e contrabaixo, mostra que é possível, sim, unir esses mundos que, pelo menos aparentemente, parecem tão distintos! 

Produção

Para produzir a terceira temporada da websérie, fomos contemplados pelo edital do ProAC (Programa de Ação Cultural) de 2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Essa contribuição proporcionou algumas mudanças muito legais. Agora, temos um novo cenário exclusivo, feito pela arquiteta Bianca di Priolo (@dipriolo), uma trilha sonora original realizada pela musicista Marcela Biasi (@marcelabiasi), a edição profissa do Igor Preciso (@igorpreciso, também entrevistado na primeira temporada da websérie), além de uma nova identidade visual feita pela agência Bemd Comunicação, que tem tudo a ver com a mensagem criativa que queremos passar. Tivemos, também, uma direção de fotografia incrível da Agueda Amaral (agueda_amaral.cabelo_duro), acompanhada pelo técnico de som Gabriel Sandy Pestana (@gsp_prod) e ainda uma maquiadora, a maravilhosa Paloma Castro (@palomacastromake)!

Então, agora que você já sabe tudo sobre essas entrevistas incríveis, clique aqui para conferir a primeira e segunda temporadas de Profissões da Economia Criativa, além das outras webséries produzidas pela Cult Cultura.

Pra ver todos os episódios, confira a playlist abaixo:

Redatora: Thábata Bauer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *