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Descubra as tendências para 2021 no relatório do Spotify

Descubra As Tendências Para 2021 No Relatório Do Spotify

Em meio a todos os desafios da pandemia, sabemos que o entretenimento teve papel primordial na adaptação de nossas atividades, tornando esse período um pouco mais leve. Nessa linha, o Spotify divulgou o segundo relatório “Culture Next”, que aborda as tendências globais para os próximos anos. Ele demonstra, dentre muitos outros aspectos, que os eventos de 2020 “aceleraram as tendências que as gerações Z e millennials vêm moldando há bastante tempo”, influenciando a arte, a tecnologia e a cultura”.

Durante a pesquisa, o Spotify conversou com pessoas da geração Z e millennials do mundo todo, como empresários, ativistas, artistas, famílias jovens e muito mais. Além disso, a plataforma utilizou sua própria inteligência de streaming, pesquisa e conversas. Dessa forma, foi possível relacionar as informações aos principais acontecimentos do ano, como o movimento por justiça racial em todo o mundo.

Empreendedorismo e economia criativa

62% da geração Z, composta por pessoas na faixa de 15 a 25 anos, acreditam que estão prontos para reconstruir a sociedade do zero. Já 65% planejam ou já são seus próprios chefes. É o crescimento do empreendedorismo e da economia criativa!

O pé na inovação está totalmente relacionado ao fato de que 91% do grupo adora entender como as ideias nascem, tornando-se parte do processo criativo. Essa é uma grande oportunidade para que as empresas invistam em novas formas de produção, mais sustentáveis e inclusivas. Para as marcas, é importante utilizar as redes sociais em que está concentrado o público-alvo, com o intuito de gerar identificação com os valores da marca.

Ambiente digital

Além dessa, há outras dicas primordiais para o sucesso das empresas nos próximos anos, como procurar por influencers e criadores de conteúdo digital. Afinal, 94% dos brasileiros disseram que estar conectado é fundamental para prosperar nos dias de hoje.

Podcasts que incentivem o empreendedorismo e o “faça você mesmo”, além de anúncios criativos nos inúmeros formatos disponíveis, também podem fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Quando o assunto é família e crianças, esqueça o famoso comercial de Margarina! A tendência agora é investir em propagandas que também atuem na educação das crianças. O relatório destaca a importância disso ao citar que, em 2019, houve um salto de 263% no consumo de podcasts para crianças e famílias ouvidos por meio de smart speakers.

Vale ressaltar que, dos brasileiros entrevistados, “72% disseram que a voz nos torna mais sentimentais em relação aos nossos dispositivos e 71% afirmaram que o som está à frente da tecnologia de humanização”. Uma ótima estratégia é fisgar o público em seus momentos off-line, como por exemplo, quando está dirigindo, cozinhando, trabalhando e estudando. Não há nada mais eficiente para isso do que um áudio muito bem trabalhado!

Amigos virtuais

As redes sociais também proporcionaram um maior senso de comunidade. Nada mais, nada menos que 79% dos jovens adultos brasileiros disseram que é muito mais fácil se sentir parte de comunidade graças à internet. É importante que as empresas se especializem em falar com seu público-alvo, compreendendo verdadeiramente seus valores e demonstrando que se importam com o que dizem.

Mas não basta apenas falar que se importa, é necessário mostrar isso por meio de ações de inclusão e representatividade, a partir de campanhas que estejam de acordo com essas pautas. O estudo do público e das melhores formas de se comunicar com ele nunca foi tão essencial e tecnológico. Essa é também uma grande oportunidade para os profissionais de comunicação, que podem gerar muitas estratégias partindo dessas informações.

De acordo com o Spotify, “à medida que esses jovens reescrevem nossas regras sociais, eles também estão sonhando com novas maneiras de criar, de interagir com a tecnologia e de se conectar com suas famílias – tanto as de sangue como as que eles escolheram”. Com o objetivo de se manterem atuais e atingirem cada vez mais sucesso, é necessário que as marcas se insiram nesses valores e vejam a tecnologia como uma grande aliada no processo de crescimento. E você? Já atualizou o Insta hoje?

Confira outros posts sobre Empreendedorismo aqui no blog.

Para saber mais sobre Economia Criativa, clique aqui.

Baixe aqui o relatório do Spotify.

Redação: Thábata Bauer

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