skip to Main Content

Paula Mirhan lança vídeo-álbum “Petróleo”

Paula Mirhan Lança Vídeo-álbum “Petróleo”

No começo da quarentena, fizemos um post sobre algumas iniciativas que surgiram na área da Economia Criativa. Teve figurinista confeccionando máscaras para doação, e-commerce lançando apps de geolocalização de costureiras e, é claro, o retorno do drive-in. Agora, imaginem só produzir e lançar um álbum musical completo em plena pandemia? Surpreendentemente, teve artista que abraçou a coragem e não desistiu do seu sonho, e é sobre isso que vamos falar nesse post.

A atriz, cantora e compositora Paula Mirhan lançará, neste sábado, dia 31 de outubro, seu mais novo trabalho: o vídeo-álbum “Petróleo”, que faz parte do projeto “O ódio meu amor”, financiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

Unindo cinema, teatro e música, “Petróleo” representa a criatividade e persistência da classe artística, além de promover um registro icônico da importância da Economia Criativa neste inesquecível 2020.

Produção na pandemia

Inicialmente, o projeto consistia na criação de um show cênico musical do álbum Petróleo, programado para abril deste ano. A turnê circularia pelas cidades de Araraquara, Botucatu, Embu das Artes, Franca, Piracicaba, Presidente Prudente, São Paulo e Ubatuba.

Com a pandemia, foi preciso se reinventar para continuar produzindo o melhor conteúdo possível. Assim, o trabalho foi readaptado para o meio digital, com a realização de quatro debates virtuais sobre o ódio, tema central do CD, e um videoclipe da faixa “Lute contra mim”, composta pelo cantor, músico e compositor mineiro César Lacerda.

Novidades do “Petróleo”

O vídeo-álbum de caráter cênico e cinematográfico, foi gravado no período de 25 a 28 de setembro. Nele, Paula interpreta as 10 faixas de Petróleo, com músicas suas, de César Lacerda, Chico César, Alessandra Leão, do mestre Gilberto Gil, entre outros. O vídeo conta com direção audiovisual e montagem de Bruna Lessa, direção de fotografia de Cacá Bernardes e gravação audiovisual da Bruta Flor Filmes.

Adaptação é sinônimo de criatividade, algo que não falta neste projeto, afinal, o vídeo-clipe foi filmado em um cinema vazio no Centro de SP! Já estamos ansiosos para conferir o resultado!

Saiba mais sobre a Paula e o álbum

paula-mirhan-video-album-petroleo

De acordo com a artista, a adaptação do projeto à pandemia foi extremamente necessária, pois “não fazia sentido ter dinheiro público parado no momento em que trabalhadores da cultura estavam sem opções“. Sua ideia era sair da estética comum das lives e formatos quadradinhos (vídeos gravados durante a quarentena com mais de um músico na mesma tela).

Para Paula, fazer uma live só seria possível em um teatro, com equipamentos de luz e som adequados ao formato do show. Ao mesmo tempo, acredita que o vídeo permite deixar registrado o momento pelo qual estamos passando. Paula, então, pensou: “Vou fazer um show ao vivo com cenário, luz, figurino, vídeo etc. Farei disso um registro bem filmado“.

O cenário perfeito

paula-mirhan-video-album-petroleo

O local de gravação também é algo muito importante para a artista, pois é onde sua companhia de teatro ensaia há mais de 10 anos. “Nossa sede é no mesmo prédio. Eu sempre achei aquele cinema incrível e sempre quis fazer algo lá“, explica. Ao pensar sobre possíveis espaços para gravar o show, “o cinema caiu como uma luva“, pois, por conta da pandemia, estava fechado e essa seria a única oportunidade de utilizá-lo como cenário.

O dono do lugar, conhecido de Paula, topou a ideia, e a produção passou a ser pensada para aquele espaço. “Tudo, pra mim, passou a fazer sentido: imagina, em plena pandemia, um show que mostra uma plateia vazia, um músico representado numa tela; basicamente um resumo de 2020 para os artistas“, explica. De acordo com ela, toda essa narrativa combinava perfeitamente com o tema do disco, “com a destruição desses espaços internos para que novas coisas pudessem surgir“.

A adaptação

Nesse sentido, surgiu a ideia de fazer um show com aspectos cênicos e cinematográficos. Para isso, contou com a produção da “Bruta Flor Filmes” e com a ajuda de Vinicius Calderoni para desenvolver o roteiro.

paula-mirhan-video-album-petroleoNo entanto, a readequação foi uma tentativa de amenizar pelo menos a parte financeira. “Todos que estavam envolvidos nas viagens foram chamados para trabalhar nessa filmagem e, no total, foram 5 dias de gravação com 8 pessoas, contando com os músicos“, explica.

Além disso, apesar da saída encontrada, segundo Paula, o maior dos desafios foram os espetáculos cancelados sem a possibilidade de remarcar com novos formatos. Um exemplo é o lançamento no SESC, que ocorreria em 18 de abril. Além disso, ela explica que a classe artística sofreu com os editais que demoraram a sugerir readequação dos projetos. “Felizmente, consegui readequar o meu. Mas confesso que, se eu tivesse que viver de lives, estaria morta de fome“, finaliza com bom humor.

O teaser do vídeo-álbum está disponível pra você ir entrando no clima do show deste sábado! Então já anota na agenda: Sábado, dia 31/10, às 21h, no canal do Youtube da Paula Mirhan.

Ficha técnica do álbum

Voz: Paula Mirhan
Contrabaixo: Rui Barossi
Guitarra: André Bordinhon (gravada não presencialmente)
Participações especiais por vídeo: Mathilde Fillat e Wanessa Dourado (violinos), Erica Navarro (violoncello) e Sebastián Ruiz (viola)

Direção audiovisual e montagem: Bruna Lessa
Direção de fotografia: Cacá Bernardes
Gravação audiovisual: Bruta Flor Filmes
Roteiro: Vinicius Calderoni e Paula Mirhan
Iluminação: Daniel Gonzalez
Pensamento visual: Renan Marcondes
Mixagem: Gabriel Spazziani
Masterização: Maurício Gargel
Técnico de luz: Cauê Gouveia
Técnico de som: Pedro Canales
Produção executiva: AnaCris Medina e Mariana Pessoa
Direção de produção: Jasmim Produção Cultural

Agradecimentos:

Luan Cardoso, José Neto, Kiko Santos,Tatiana Parra, Giscard Luccas, Cia LCT, Cia deFeitos, Gabriel Spazziani, Subte, Fernanda Mirhan, Felipe Ibarreche e Wellington Barbosa da Silva.

 

Quer saber mais sobre a Paula? Siga no Insta (@paulamirhan) e clique aqui para visitar a página no Facebook. Confira também mais informações sobre a cantora, sua agenda e o projeto Petróleo no site. E, claro, não deixe de ouvir seu trabalho no Spotify!

Confira mais novidades sobre economia criativa aqui.

Redação: Thábata Bauer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *