skip to Main Content

O Menino da Copioba: assista à história no Youtube

O Menino Da Copioba: Assista à História No Youtube

É quase impossível ler “O Menino da Copioba”, um dos contos que compõem o livro “Latíbulo“, de Leonardo Cássio, sem admirar a forma como o autor consegue construir o cenário envolvente e tropical da Bahia. Esse é justamente o motivo pelo qual Leonardo, que confessa ter o costume de editar seus textos várias e várias vezes, afirma não ter mexido no conto nenhuma vez. “Acho que foi por essa aceitação mais geral, e também porque é uma história que vivi de ponta a ponta“, afirma o autor sobre a clara predileção do público.

O Menino da Copioba da vida real

Segundo Leonardo, apesar de ler biografias, livros-reportagem, artigos e críticas, sempre preferiu consumir e escrever ficção. E, desta vez, sua inspiração é consequência de experiências pessoais. Sua primeira viagem à Bahia possibilitou “as impressões gerais das pessoas mais simples” com quem conviveu, além de, claro, o cenário que ficou para sempre em sua memória. A segunda vez no estado permitiu a lembrança do menino abordando os turistas. Já a famosa farinha de copioba foi presente de um amigo alguns anos depois, que também o havia acompanhado durante uma dessas viagens. O Menino da Copioba é resultado dessas e outras lembranças.

Assim, dessa experiência que nasceu a ideia de transformar seu texto em vídeo, já que audiovisual é uma de suas paixões. Ele, então, procurou pela atriz, cantora e professora de artes Priscilla Sampaio, com o intuito de colocar a ideia em prática. Mas, apesar de ter sido responsável por identificar potencial na história, não foi Leonardo quem decidiu a forma de adaptá-la para o Youtube. De acordo com ele, “nesse caso, não daria ideias, porque não é minha área, ia deixar livre. E foi o que houve”.

Liberdade e criatividade

A liberdade de criar concedida à Priscilla foi o pontapé inicial para um trabalho pautado no diálogo da literatura com o audiovisual. Dessa forma, a atriz, ao notar os desafios de reunir uma equipe de produção audiovisual em meio à pandemia, buscou em seus contatos e experiência uma oportunidade de tornar o projeto realidade. Foi então que convidou seu amigo, Hegon Moreira Maciel, ator e diretor, para dirigir e interpretar o contador de histórias do vídeo, que concede ainda mais vida ao texto de Leonardo. “Quando eu li, percebi que a linguagem era muito masculina, os personagens são masculinos, o narrador é um homem… Se eu interpretasse, que era a ideia inicial, eu achei que ia perder a qualidade do texto e não teria um resultado satisfatório“, explica.

Voilà!

Como resultado, vemos um vídeo criativo, que passa a sensação de estarmos em uma pequena fazenda ouvindo “causos” que aconteceram com o primo do vizinho da tia. O segredo de toda essa criatividade é repetir a fórmula inicial: conceder ao profissional total liberdade para testar e colocar em prática suas ideias. Assim como Leonardo confiou no talento de Priscilla para adaptar o conto do coração, a atriz depositou a mesma confiança na capacidade de Hegon fazer o projeto florescer. E então, sem saber exatamente o que estava por vir, o autor encontrou na surpresa a satisfação de assistir, com brilho nos olhos, ao renascimento de O Menino da Copioba.

O conto está disponível no canal da Cult Cultura no Youtube. Veja aqui:

Já conferiu o conto? Para adquirir o livro “Latíbulo: Escrever é Terapia, Publicar é Coragem” na Amazon, é só clicar aqui.

Clique aqui para conferir outros contos de Leonardo Cássio.

—-

Redatora: Thábata Bauer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *