skip to Main Content

Quando a Economia Criativa Gera Transformação

No mês de novembro, a Thais e eu resolvemos colocar, como tema especial no canal, a Economia Criativa. Publicamos vídeos sobre o blog, sobre produção de podcasts, já que acabamos de lançar As Minas Gerais, o primeiro da casa; fizemos dois vídeos sobre nosso livro, um no MZ e um CNPY, além de um vídeo sobre webséries e um sobre projetos. Resolvemos usar nossas experiências para contar um pouco sobre Economia Criativa. Eu sempre respondo, ao ser questionado, que EC é um termo que pode ser tanta coisa que, se não tomar cuidado, passa a não significar nada. Sabe aquele tipo de pergunta difícil: o que é arte? O que é museu? O que é cultura? São tantas coisas que não há uma definição exata. Explicamos neste vídeo o conceito…

Leia mais
Foto-dea-loher-primeiro-plano

“Texto literário vive da ambivalência”

Se tem uma coisa em que a gente mergulhou esse ano foi a cultura alemã. E tudo isso graças aos maravilhosos do Goethe-Institut São Paulo, que nos encomendaram uma série de vídeos sobre dramaturgia contemporânea alemã, pra divulgar o evento Dramatik!, que eles realizam na sede do Instituto. Para isso, lemos seis textos de dramaturgos contemporâneos da Alemanha e fizemos a série "Dramaturgia Alemã", que você pode conferir aqui. O último texto do ano será "Ladrões", da dramaturga Dea Loher. Quando pegamos para ler esse texto, há a expectativa de que aborde roubos, furtos ou até mesmo corrupção. A história, porém, é sobre o cotidiano de pessoas comuns, que pode representar o leitor, seus familiares e amigos. Durante a leitura de "Ladrões", surgem algumas dúvidas e muitas reflexões (afinal, é…

Leia mais
Bandeira Da Alemanha Para Simbolizar A Cultura Alemã

É alemão ou trava-língua?

Desde maio de 2019, estamos produzindo uma websérie sobre Dramaturgia Contemporânea Alemã a convite do Goethe-Institut São Paulo. São tantos aprendizados adquiridos (com direito a alguns amigos acharem que a gente fala alemão fluente), que nos motivamos dedicar o mês de setembro para falar sobre a cultura alemã nas nossas redes. No Instagram, demos dicas de eventos relacionados ao país: teve workshop de soundpainting, evento de música eletrônica, feira literária, performance artística e até bolsas de estudos. Clique aqui para acompanhar nossas postagens! No Youtube, fizemos 8 vídeos, um deles já conhecido pelos nossos seguidores, sobre o Dramatik!, evento realizado pelo Goethe-Institut. Falamos do texto “O Feio”, do dramaturgo Marius von Mayenburg. Na TVCultCultura, nos aprofundamos na queda do muro de Berlim (que história, amigos!) e fizemos um vídeo sobre…

Leia mais
Angelika Niescier Foto Em Primeiro Plano

“Poucas mulheres em diferentes contextos é parte de um problema maior”

No mês de setembro de 2019, rolou um festival de música experimental e improviso, com participação de artistas brasileiros e estrangeiros. Uma das musicistas convidadas foi a saxofonista e compositora alemã Angelika Niescier, conhecida por criar um estilo genuíno, unificando composições modernas, incomuns e improvisação intensiva. Além do show e bate-papo sobre música, Angelika promoveu uma oficina de Soundpainting, técnica criada pelo norte-americano Walter Thompson em 1974, que hoje é utilizado por artistas visuais, músicos e dançarinos. Por intermédio do Goethe-Institut, fizemos uma entrevista com a artista sobre formação musical, artistas alemães e, claro, soundpainting. Adoramos a conversa com a Angelika, pois o que ela faz e pensa tem bastante relação com um dos projetos que a Cult Cultura é parceira de mídia, o Primeiros Acordes (clique aqui para conhecer),…

Leia mais
Rafael-Losso

“Isso instiga o artista e também o apavora”

No início do ano, fizemos uma entrevista com o ator Rafael Losso e que não foi publicada por questões de: o site havia sido hackeado. Mas como nada nessa vida acontece por acaso, nesse meio-tempo, assisti ao musical “Lazarus”, escrito por David Bowie, e que o Rafael integra o elenco. Com isso, tive a oportunidade de ver a performance incrível do Rafael no palco, junto a uma equipe surpreendente. A temporada de "Lazarus" em São Paulo terminou dia 27 de outubro, mas se reestrear, onde quer que seja, deem um jeito de ir. Foi uma das coisas mais impressionantes que já vi no teatro. Saiba mais sobre a carreira do Rafael nessa entrevista: [Cult Cultura] Rafael, quando alguém decide ser ator, o caminho mais comum é fazer um curso de…

Leia mais
Pés De Uma Jovem Na Janela Do Carro, Simbolizando O ócio Criativo

Ócio Criativo x Dolce Far Niente

Talvez você tenha ouvido falar desses dois conceitos do título em entrevistas, palestras e até mesmo filmes clássicos. O que o "Ócio Criativo" e o "Dolce Far Niente" têm em comum é o berço de nascimento: ambas surgiram na Itália e retratam a beleza do ócio. E as semelhanças param por aí. Enquanto o Dolce Far Niente foi muito bem explicado pela jornalista Marília Gabriela, em sua entrevista no finado Programa do Porchat (veja aqui), que é aquele momento de não fazer absolutamente nada e não se sentir culpado pela "improdutividade", o Ócio Criativo é a produtividade fantasiada de lazer e aprendizado. No mundo contemporâneo, repleto de recursos tecnológicos criados para facilitar o dia a dia, surge um novo olhar para o trabalho, especialmente para aqueles aos quais se dedicam…

Leia mais
Back To Top