skip to Main Content
Do-on-para-o-off

Do off para o on

Muitos eventos tiveram que migrar do off para o on, nessa pandemia. Um exemplo deles é o festival de arte e gastronomia Comgás Transforma. Com uma proposta de unir a gastronomia à música, o festival acontece durante 4 dias em ambiente totalmente online. Conversamos com a diretora da Marolo Produções, realizadora do evento, que contou sobre essa nova experiência no ramo dos eventos, segmento superimportante da Economia Criativa. Novo normal A programação do Comgás é totalmente online e gratuita. Sobre a adaptação ao ambiente digital, Maria Dolores, diretora da Marolo Produções, realizadora do evento, afirma que essa nova realidade foi um grande desafio, pois demandou todo um trabalho prévio. Foi necessário muito investimento para tornar o evento possível. Dolores explica que, no começo, a produção acreditava na redução dos custos…

Leia mais

Descubra as tendências para 2021 no relatório do Spotify

Em meio a todos os desafios da pandemia, sabemos que o entretenimento teve papel primordial na adaptação de nossas atividades, tornando esse período um pouco mais leve. Nessa linha, o Spotify divulgou o segundo relatório "Culture Next", que aborda as tendências globais para os próximos anos. Ele demonstra, dentre muitos outros aspectos, que os eventos de 2020 "aceleraram as tendências que as gerações Z e millennials vêm moldando há bastante tempo", influenciando a arte, a tecnologia e a cultura". Durante a pesquisa, o Spotify conversou com pessoas da geração Z e millennials do mundo todo, como empresários, ativistas, artistas, famílias jovens e muito mais. Além disso, a plataforma utilizou sua própria inteligência de streaming, pesquisa e conversas. Dessa forma, foi possível relacionar as informações aos principais acontecimentos do ano, como…

Leia mais
Paula-mirhan-video-album-petroleo

Paula Mirhan lança vídeo-álbum “Petróleo”

No começo da quarentena, fizemos um post sobre algumas iniciativas que surgiram na área da Economia Criativa. Teve figurinista confeccionando máscaras para doação, e-commerce lançando apps de geolocalização de costureiras e, é claro, o retorno do drive-in. Agora, imaginem só produzir e lançar um álbum musical completo em plena pandemia? Surpreendentemente, teve artista que abraçou a coragem e não desistiu do seu sonho, e é sobre isso que vamos falar nesse post. A atriz, cantora e compositora Paula Mirhan lançará, neste sábado, dia 31 de outubro, seu mais novo trabalho: o vídeo-álbum "Petróleo", que faz parte do projeto "O ódio meu amor", financiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. Unindo cinema, teatro e música, "Petróleo" representa a criatividade e persistência da classe artística,…

Leia mais

Tendências de cool hunting pós-pandemia

Quais as tendências de cool hunting pós-pandemia? Bom, se você não sabe o que é isso, a gente te explica. Considerada uma das principais profissões do novo milênio, o cool hunter está sempre atento ao que acontece no mundo. Esse profissional é responsável por perceber os sinais de mudanças prestes a acontecer na sociedade, com o intuito de fornecer pistas às empresas para que possam inovar e se manter relevantes no mercado. Essas mudanças podem estar inseridas em muuuitas áreas, como, por exemplo, moda, design e decoração. Afinal, esses setores não deixam de refletir nossa forma de pensar e agir no cotidiano. Com base nas informações fornecidas por Marcia Holland, Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo e professora no Centro Universitário do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), separamos algumas…

Leia mais
Exposição-Pelé-80-Rei-do-Futebol-reabertura-de-espacos-culturais

São Paulo e a reabertura de espaços culturais

A cidade de São Paulo entrou na fase verde da pandemia e permitiu a reabertura de 60% da capacidade máxima de salas de cinema, teatros, museus, bibliotecas e outros espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa, a reabertura está autorizada desde terça-feira, 13 de outubro. No caso dos cinemas, o governo estadual indicou a possibilidade de reabertura desde a primeira semana de agosto, assim que a cidade completasse quatro semanas na fase amarela, mas o momento foi adiado para a fase verde. Entre as instituições autorizadas à reabertura, estão a SP Escola de Teatro, Memorial da América Latina, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Andrade, Casa Mário de…

Leia mais
Fachada-secretaria-cultura-e-economia-criativa-renata-beltrão

Lei Aldir Blanc: Planos culturais em época de pandemia

Segundo o site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, a Lei Federal  nº 14.017/2020, mais conhecida como LAB (Lei Aldir Blanc), “estabelece uma série de medidas emergenciais para o setor cultural e criativo”, uma das área mais afetadas pela pandemia do coronavírus (COVID-19). Alguns dos objetivos da Lei são garantir renda emergencial para os profissionais do ramo, subsídio para a manutenção dos espaços culturais que tiveram suas atividades interrompidas durante a quarentena, além do acesso às ações de fomento à cultura, por meio da realização de prêmios e editais para o setor cultural. Editais, prêmios e outras iniciativas De acordo com o decreto federal nº 10.464/2020, que regulamentou a LAB, os Estados pagarão o auxílio aos trabalhadores. Os municípios, por sua vez, são responsáveis pelos espaços…

Leia mais

O Menino da Copioba: assista à história no Youtube

É quase impossível ler "O Menino da Copioba", um dos contos que compõem o livro "Latíbulo", de Leonardo Cássio, sem admirar a forma como o autor consegue construir o cenário envolvente e tropical da Bahia. Esse é justamente o motivo pelo qual Leonardo, que confessa ter o costume de editar seus textos várias e várias vezes, afirma não ter mexido no conto nenhuma vez. "Acho que foi por essa aceitação mais geral, e também porque é uma história que vivi de ponta a ponta", afirma o autor sobre a clara predileção do público. O Menino da Copioba da vida real Segundo Leonardo, apesar de ler biografias, livros-reportagem, artigos e críticas, sempre preferiu consumir e escrever ficção. E, desta vez, sua inspiração é consequência de experiências pessoais. Sua primeira viagem à…

Leia mais

Latíbulo: Escrever é Terapia. Publicar é Coragem

"Latíbulo: Escrever é Terapia. Publicar é Coragem." é o primeiro livro de contos e crônicas lançado pela Carbono 60, de autoria dos criadores de conteúdo Leonardo Cássio e Thais Polimeni, sócios há 10 anos da Cult Cultura. Os contos de Leonardo Cássio estão reunidos na parte "Latíbulo" do livro, com temas que envolvem família, traumas, experiências espirituais, política e viagem. Thais Polimeni, na parte "Escrever é Terapia. Publicar é Coragem", apresenta suas crônicas com um olhar empático e reflexivo sobre situações cotidianas, falando sobre amizade, família, viagem, resoluções de Ano Novo, política, religião e futebol. São dois livros em um, que contam ainda com prefácio do escritor Jailson de Almeida, na parte "Latíbulo" e da cronista e dramaturga Andréa Martins na parte "Escrever é Terapia. Publicar é Coragem". Há ainda…

Leia mais
Três Imagens Uma Ao Lado Da Outra: Uma Ilustração De Um Celular Com Um Mapa Na Tela, Um Foto De Uma Tela De Cinema Com Carros Na Frente, No Drive-in E Uma Foto Do Figurinista Fabio Namatame Com Máscara De Proteção

Economia Criativa na Pandemia

Além de nos ajudar a passar a quarentena de um jeito menos sofriiiido, com série, livros, filme, música, etc, a Economia Criativa tem tido um papel muito importante tanto no controle do aumento da pandemia quanto na criação de novas possibilidades para o entretenimento. Selecionei três ações ligadas à Economia Criativa que comprovam a importância do desenvolvimento dessa área para a manutenção da saúde física, emocional e financeira da população (vou bater sempre nessa tecla. Saúde é uma área sistêmica e o investimento deve ser contínuo, não apenas quando surgem epidemias). Para saber mais sobre os profissionais da Economia Criativa, não perca a nova temporada da websérie "Profissões da Economia Criativa", disponível em nosso canal do Youtube: clique aqui para conhecer essa galera incrível! Inovação no entretenimento Inovação não é…

Leia mais
Back To Top