skip to Main Content
Tendencias-da-economia-prateada-e-o-novo-cenario-mundial

Tendências da Economia Prateada e o novo cenário mundial

O envelhecimento populacional no Brasil e no mundo cresce a cada dia, enquanto a taxa de fertilidade deve continuar caindo. Isso é o que diz o relatório das Nações Unidas, que confirma as tendências da Economia Prateada. Ela investe em oportunidades, serviços e produtos voltados à população acima dos 50 anos de idade.  [Dica da Cult pra você: quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo "Inversão da Pirâmide Etária: redação Enem 2017".] Vale lembrar que a Economia Prateada tem relação com a Economia Criativa por conta da inovação aplicada ao mercado. Profissionais criativos fazem a diferença neste momento de redescobrimento das necessidades dos indivíduos nos mais diversos setores, como educação, saúde, cultura e entretenimento (você pode conferir a atuação dos trabalhadores dessas e outras áreas assistindo à nossa websérie "Profissões…

Leia mais
Grupo UMA E Genero Da Musica

O gênero da música

Apesar da música ser um substantivo do gênero feminino, o mercado musical é masculino, tanto na palavra, quanto nas oportunidades e na distribuição de rendimentos. Percebendo isso, o grupo UMA, formado por três mulheres, Thayana Barbosa, Janaina Fellini e Nani Barbosa, resolveu discutir esse cenário desde o início de seu processo criativo. Mulheres presentes Em busca de retratar as questões relacionadas ao "gênero da música" não apenas nas produções, como também na própria equipe do projeto, todos os clipes lançados pela UMA em 2020 foram produzidos e dirigidos por mulheres artistas. Segundo Nani Barbosa, o grupo pensou, conversou e chegou em cinco nomes de mulheres que admiravam e achavam que teriam a ver com a proposta. Anná, Tarita de Souza, Rhaissa Bittar, Paola Ribeiro e Mariana Degani foram as escolhidas para…

Leia mais
A-uniao-entre-cultura-e-tecnologia-na-filarmonica-de-paris

A união entre cultura e tecnologia na Filarmônica de Paris

Qual ideia vem à sua mente quando pensa em 2020? Quase certeza que você respondeu "pandemia"! Sabemos que esse período está sendo muito complicado para diversos setores da sociedade. Dessa forma, não há dúvidas da necessidade de se reinventar. Falaremos hoje sobre a união entre cultura e tecnologia na Filarmônica de Paris. O "novo normal" Durante a abertura do "Diálogos da MEI", último encontro virtual de 2020 da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson de Andrade, afirmou que a pandemia confirmou a importância da inovação, da ciência, da tecnologia e da indústria para a sobrevivência das pessoas, dos negócios e dos governos. Na reunião, foi apresentado o estudo "Indústria 4.0: Modo Covid-19 – uma análise das tendências, tecnologias, startups e atividades da…

Leia mais
Do-on-para-o-off

Do off para o on

Muitos eventos tiveram que migrar do off para o on, nessa pandemia. Um exemplo deles é o festival de arte e gastronomia Comgás Transforma. Com uma proposta de unir a gastronomia à música, o festival acontece durante 4 dias em ambiente totalmente online. Conversamos com a diretora da Marolo Produções, realizadora do evento, que contou sobre essa nova experiência no ramo dos eventos, segmento superimportante da Economia Criativa. Novo normal A programação do Comgás é totalmente online e gratuita. Sobre a adaptação ao ambiente digital, Maria Dolores, diretora da Marolo Produções, realizadora do evento, afirma que essa nova realidade foi um grande desafio, pois demandou todo um trabalho prévio. Foi necessário muito investimento para tornar o evento possível. Dolores explica que, no começo, a produção acreditava na redução dos custos…

Leia mais

Descubra as tendências para 2021 no relatório do Spotify

Em meio a todos os desafios da pandemia, sabemos que o entretenimento teve papel primordial na adaptação de nossas atividades, tornando esse período um pouco mais leve. Nessa linha, o Spotify divulgou o segundo relatório "Culture Next", que aborda as tendências globais para os próximos anos. Ele demonstra, dentre muitos outros aspectos, que os eventos de 2020 "aceleraram as tendências que as gerações Z e millennials vêm moldando há bastante tempo", influenciando a arte, a tecnologia e a cultura". Durante a pesquisa, o Spotify conversou com pessoas da geração Z e millennials do mundo todo, como empresários, ativistas, artistas, famílias jovens e muito mais. Além disso, a plataforma utilizou sua própria inteligência de streaming, pesquisa e conversas. Dessa forma, foi possível relacionar as informações aos principais acontecimentos do ano, como…

Leia mais
Paula-mirhan-video-album-petroleo

Paula Mirhan lança vídeo-álbum “Petróleo”

No começo da quarentena, fizemos um post sobre algumas iniciativas que surgiram na área da Economia Criativa. Teve figurinista confeccionando máscaras para doação, e-commerce lançando apps de geolocalização de costureiras e, é claro, o retorno do drive-in. Agora, imaginem só produzir e lançar um álbum musical completo em plena pandemia? Surpreendentemente, teve artista que abraçou a coragem e não desistiu do seu sonho, e é sobre isso que vamos falar nesse post. A atriz, cantora e compositora Paula Mirhan lançará, neste sábado, dia 31 de outubro, seu mais novo trabalho: o vídeo-álbum "Petróleo", que faz parte do projeto "O ódio meu amor", financiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. Unindo cinema, teatro e música, "Petróleo" representa a criatividade e persistência da classe artística,…

Leia mais

Tendências de cool hunting pós-pandemia

Quais as tendências de cool hunting pós-pandemia? Bom, se você não sabe o que é isso, a gente te explica. Considerada uma das principais profissões do novo milênio, o cool hunter está sempre atento ao que acontece no mundo. Esse profissional é responsável por perceber os sinais de mudanças prestes a acontecer na sociedade, com o intuito de fornecer pistas às empresas para que possam inovar e se manter relevantes no mercado. Essas mudanças podem estar inseridas em muuuitas áreas, como, por exemplo, moda, design e decoração. Afinal, esses setores não deixam de refletir nossa forma de pensar e agir no cotidiano. Com base nas informações fornecidas por Marcia Holland, Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo e professora no Centro Universitário do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), separamos algumas…

Leia mais
Exposição-Pelé-80-Rei-do-Futebol-reabertura-de-espacos-culturais

São Paulo e a reabertura de espaços culturais

A cidade de São Paulo entrou na fase verde da pandemia e permitiu a reabertura de 60% da capacidade máxima de salas de cinema, teatros, museus, bibliotecas e outros espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa, a reabertura está autorizada desde terça-feira, 13 de outubro. No caso dos cinemas, o governo estadual indicou a possibilidade de reabertura desde a primeira semana de agosto, assim que a cidade completasse quatro semanas na fase amarela, mas o momento foi adiado para a fase verde. Entre as instituições autorizadas à reabertura, estão a SP Escola de Teatro, Memorial da América Latina, Casa das Rosas, Casa Guilherme de Andrade, Casa Mário de…

Leia mais
Fachada-secretaria-cultura-e-economia-criativa-renata-beltrão

Lei Aldir Blanc: Planos culturais em época de pandemia

Segundo o site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, a Lei Federal  nº 14.017/2020, mais conhecida como LAB (Lei Aldir Blanc), “estabelece uma série de medidas emergenciais para o setor cultural e criativo”, uma das área mais afetadas pela pandemia do coronavírus (COVID-19). Alguns dos objetivos da Lei são garantir renda emergencial para os profissionais do ramo, subsídio para a manutenção dos espaços culturais que tiveram suas atividades interrompidas durante a quarentena, além do acesso às ações de fomento à cultura, por meio da realização de prêmios e editais para o setor cultural. Editais, prêmios e outras iniciativas De acordo com o decreto federal nº 10.464/2020, que regulamentou a LAB, os Estados pagarão o auxílio aos trabalhadores. Os municípios, por sua vez, são responsáveis pelos espaços…

Leia mais
Back To Top